A tristeza salta de alegria? (Jó: 41:22)

Na presença do Senhor a tristeza salta de alegria? (JÓ 41:22)

A tristeza salta de alegria na presença do Senhor?
Crédito de imagem freepik

 Com base na passagem de (Jó: 41:22) muitas pessoas têm usado esse contexto para dizer que “a tristeza salta de alegria”. Inclusive eu já cometi esse erro no comecço da minha caminhada. Mas será que é realmente isso que essa passagem quer dizer? Qual é o contexto dela? É isso que iremos aprender hoje.

Quem foi jó?

A tristeza salta de alegria? Quem foi Jó, e por que Deus disse isso a ele

  Jó foi um homem, segundo o livro que carrega o seu próprio nome, temente a Deus, que não se desviava para esquerda, e nem para a direita, um homem que amava ao Senhor e obedecia os seus mandamentos.

  Ele possuía sete filhos e 3 filhas, e o seus gado e pastagens eram os maiores que havia naquela época, Deus o havia abençoado com grande riqueza e prosperidade.

  Ao contrário do que muitos pensam, a Bíblia não está com os livros cronologicamente corretos, mas foram organizados de formas diferentes do seu devido tempo. E o livro de Jó apesar de não ter uma data específica, muitos dizem que por conta de algumas citações sobre o papiro e a quesita, que era um lingote de prata usada como dinheiro no tempo antigo, Jó teria vindo bem antes de Josué. Saiba mais (Jó 42:11).

Deus prova Jó

  Apesar de sua dedicação e devoção, Deus resolve prova-lo após Satanás o desafiar, dizendo que permitisse que ele tocasse em tudo o que era de Jó, filhos, gados e servos.    E mesmo assim Jó não negou ao Senhor.

  Mas logo após Satanás aparecer novamente a Deus, e pedir que lhe desse permissão para tocar na pele dele, Jó começa agora a ter Úlcera (lesão maligna) em sua pele. E mesmo depois de ser tentado por sua esposa, ele não negou a Deus.

  Dado a sua situação de miséria e desgraça, alguns “amigos” que ele possuía, vieram de longe para consola-lo, e perceberam a profunda tristeza que se encontrava.

Jó amaldiçoa seu nascimento

  Após o capítulo 2, nós vemos uma história diferente, agora a bíblia vai nos levar a um nível mais profundo sobre a história de Jó. Nos mostrando quão profunda tristeza ele se encontrava, e da esperança que bem lá no fundo ainda ecoava sobre sua alma.

  Ele abriu a sua boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento, naquele momento seus amigos ouvindo aquilo, se indignaram. E depois de sua fala, até o capítulo 37, eles discutiram com Jó, o acusando até de ter pecado contra Deus.

  Por sua terrível dor agora Jó começa a questionar a Deus enquanto fala e dizer sobre a situação que se encontra, e se o Senhor não iria ajuda-lo.

  Assim percebemos que, mesmo Jó sendo um homem temente a Deus, ainda na sua fraqueza se perturbou por dentro, e questionou ao Senhor.

Deus aparece a Jó 

  No capítulo 38, Deus resolve agora aparecer a Jó num redemoinnho, e questiona quem era aquele que queria pôr em dúvida sua sabedoria, com palavras sem conhecimento. E lhe enfrenta, fazendo perguntas impossíveis ao homem de responder.

Deus falou que em sua presença a tristeza salta de alegria?

Leviatã- na sua presença a tisteza salta de alegria

  Mas afinal de contas, na presença de quem a tristeza se exalta?

  Na verdade, para entendermos de quem o Senhor estava falando, precisamos ler o capítulo 41.  E assim percebemos que o Senhor está falando a Jó sobre um personagem monstruoso, conhecido como Leviatã (um monstro mitológico), que era usado como representação para as forças do mal e impérios, que lutavam contra o bem do povo de Deus. Perguntando se ele em sua pequenez poderia domina-los. Perceba:

1-Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda?  2-Podes pôr um anzol no seu nariz, ou com um gancho furar a sua queixada?

  Nesse contexto chegamos ao versículo 22 onde o Senhor diz: “No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer.

  Portanto, podemos ver que Deus estava se referindo a esse personagem “O Leviatã”, e não a si mesmo. E quando diz que a tristeza se exalta, ou salta de alegria, ele está dizendo que na verdade a tristeza se engrandece, que aquele que está diante desse terrível monstro se estremece ainda mais de medo.

  Mas podemos ainda assim dizer que na presença de Deus a tristeza salta de alegria?

  Bom, em minha humilde opnião dizer isso, significa que mesmo ainda Deus estando no local a tristeza habita ali, e que ela muda de humor, isso faz algum sentido?

  Nós sabemos que a tristeza é um estado emocional de todo ser humano, e não uma pessoa. Então eu creio que na verdade quando Jesus chega em um lugar, a tristeza (estado da alma) vai embora de um coração, e dá lugar a alegria verdadeira e completa, que só vem diante da habitação em Jesus.

  Assim como vemos em (Marcos 5:40), quando Jesus por convite de Jairo vem a casa de Deus para devolver a alegria de ver sua filha viva de novo. Ele expulsa todas as pessoas que ali estavam, que eram contratadas para chorar na morte de alguém.

  Ele expulsou aqueles que por seus sentimentos enganosos, estavam trazendo a tristeza para aquele ambiente. Pois Jesus não pode operar em um lugar onde não creem que ele pode trazer alegria novamente. E ali, o estado da filha daquele homem mudou, e de novo o seu coração se encontrou alegre. 

Mostrando assim que na presença de Deus, tudo que há de ruim sai, e tudo o que há de bom entra.

Resumo do que aprendemos hoje 

  1. Vimos quem foi Jó, e como Deus por sua infinita bondade o provou, mesmo sendo um homem justo e fiel diante dele. Para mostrar que faz como bem desejar, mas que no final abençoa aqueles que permanecem em sua esperança.
  2. Aprendemos como Jó amava a Deus, mas no momento de sua terrível dor, o questiona e faz perguntas relacionadas a sua justiça. E com palavras armarguradas profere palavras contra sua própria existência, desejando a sua inexistência.
  3. Depois podemos contemplar o Todo Poderoso em um redemoinho aparecendo a ele, e o questionando sobre suas perguntas sem conhecimento. Mostrando que por mais que Jó pudesse questionar ao Senhor, ele não iria lutar a altura, por que se não o destruiria.
  4.  Por fim, pudemos ver na presença de quem a tristeza realmente salta de alegria, e entendemos o sentido verdadeiro desse versículo, e do contexto que havia por trás dele.

Se você chegou até o final eu espero que tenha tido uma boa leitura, e que tenha aprendido mais sobre a palavra de Deus. Se você gostou, por favor, me ajude compartilhando com alguém.

Para saber mais, visite as redes sociais abaixo e siga-nos. Deus abençoe.

Veja o último post: “A alegria do cristão”.

1 comentário em “A tristeza salta de alegria? (Jó: 41:22)”

  1. VANDERLINO PASCOAL DE BRITO

    Na vida de Jó havia três promessas colocada por Deus… Mãos abençoadas- Família Protegida e Bens Multiplicados!!! Todos nós temos essas promessas também é só seguimos o que Jó sempre fez ser integro e obidinte ao nosso Deus!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima