Cronologia Bíblica

Cronologia bíblica

  Nós sabemos que a bíblia tem como foco principal, trazer a história de Deus com o homem, desde da criação até o dia do juízo final. E que diversos homens inspirados por Deus a escreveram(2 Timóteo 3:16).

  Mas será que organizada hoje, ela segue a cronologia bíblica? 

  Na verdade, a bíblia foi organizada de forma que pudéssemos ter uma melhor leitura e compreensão. Sendo ela em diversas categorias, para facilitar e complementar a leitura. Veremos isso mais a frente.

  Mas há alguns livros que foram escritos, antes do que estão organizados na bíblia atual, e uns que foram escritos até no mesmo período.

  É claro que nós não temos datas exatas de todos os livros da bíblia, e por isso não se pode afirmar com certeza o tempo em que alguns deles foram escritos. Mesmo que haja algumas especulações.

  E hoje vamos ver a bíblia organizada de forma aproximada, da forma cronológica.

  Mas lembrando que isso é “aproximadamente”, e não uma data exata dos fatos escritos.

Forma literária

  Como vimos acima, a bíblia foi organizada de forma literária para facilitar a leitura e compreensão do leitor, mas por conta disso, alguns livros não estão posicionados em suas datas corretas. Mas veremos agora primeiro a forma literária que os livros da bíblia foram organizados, e depois comparar com a forma da cronologia bíblica correta.

Forma literária- Cronologia bíblica

Pentateuco- Nos fala sobre os primeiros 5 livros da bíblia, a qual, pela tradição acredita-se, que foi escrito por Moisés. E tem a intenção de mostrar desde o começo da criação, até o Senhor levando o seu povo escolhido para terra que havia lhes prometido.

(Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.)

Livros HistóricosTem por objetivo nos mostrar a ação de Deus no meio do seu povo. Em 1Samuel começa a primeira monarquia de Israel e no decorrer dos outros livros, vemos desde os primeiros reis de Israel até o seu cativeiro.

(Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis ,I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.)

Livros PoéticosSão livros que envolve mais a parte filosófica do homem, o fazendo pensar sobre seus atos e suas consequências, e como ter sabedoria ao fazê-los. Mas trazendo também uma reflexão de vida e confiança em Deus, tanto por meio de metáforas quanto com textos de amor e devoção ao Senhor.

(Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.) 

Profetas MaioresEssa categoria é nomeada “Profetas maiores”, por que os seus livros são longos, mas não necessariamente pelo tempo que profetizaram, e sim porque profetizaram profecias mais longas.

(Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.)

Profetas Menores –  Esses são os profetas que tem os seus livros mais curtos. Mas que Deus, assim como os profetas maiores, usou para trazer o juízo e a redenção ao povo de Deus pelos seus pecados.

(Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.)

Evangelhos – Mostra uma narração detalhada e viva da vida de Jesus. Cujo objetivo é mostrar como o criador desceu de sua glória, e por amor a nós se entregou para que nele pudéssemos obter a salvação.

(Mateus, Marcos, Lucas e João.)

HistóricosTraz o começo de um novo tempo a humanidade, logo após a morte de Jesus pelo seu pecado. Assim o evangelho começa a ser pregado, para remissão e perdão de pecado.

(Atos dos Apóstolos.)

Epístolas e CartasPelas mãos dos Apóstolos de Cristo, começa-se a escrever cartas as igrejas, porque a distância às vezes era inevitável entre os eles. Essas cartas trazem conteúdos riquíssimos para vida espiritual e social de um cristão.

(Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemom . Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas.

Revelação – Escrita por João (o discípulo amado), traz uma série de capítulos de como em meio a uma ilha chamada Pátimos. Jesus aparece a ele, e o chama para lhe revelar as visões futuras daquilo que estaria por vir “A salvação dos justos, e a condenação dos ímpios”.

(Apocalipse.) 

Forma cronológica

  Embora não seja um trabalho fácil organizar cada livro em sua ordem cronológica, por conta do que falamos lá em cima, aqui está a ordem a qual muitos historiadores acreditam que os livros foram escritos.

Antigo Testamento:

1. Gênesis

2. Jó (é frequentemente considerado um dos livros mais antigos)

3. Êxodo
4. Levítico
5. Números
6. Deuteronômio
7. Juízes
8. Rute
9. 1 Samuel
10. 2 Samuel
11. 1 Reis
12. 2 Reis
13. Oséias
14. Amós
15. Miquéias
16. Isaías
17. Sofonias
18. Jeremias
19. Habacuque
20. Ezequiel
21. Ageu
22. Zacarias
23. Malaquias
24. Esdras
25. Neemias
26. Ester
27. Provérbios
28. Cantares (ou Cântico dos Cânticos)
29. Eclesiastes
30. Lamentações
31. Daniel

Novo Testamento:

1. 1 Tessalonicenses
2. 2 Tessalonicenses
3. Gálatas
4. 1 Coríntios
5. 2 Coríntios
6. Romanos
7. Filipenses
8. Filemon
9. Efésios
10. Colossenses
11. Filipenses
12. Mateus
13. Marcos
14. Lucas
15. Atos dos Apóstolos
16. Hebreus
17. Tiago
18. 1 Pedro
19. 2 Pedro
20. Judas
21. 1 João
22. 2 João
23. 3 João
24. Apocalipse

  Esta lista é uma estimativa baseada em estudos históricos dos textos bíblicos. Por isso as datas exatas podem variar dependendo das estatísticas teológicas.

Se você gostou do conteúdo, mas ainda não deu uma olhada em nossa página, clique no botão “Inicio”, e veja todo o conteúdo. Posso afirmar que o Senhor irá falar contigo, e que acrescentará algo em sua vida. Se você gostou compartilhe, Deus abençoe.

Veja o último conteúdo: “A tristeza salta de alegria? (Jó 41:22)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima