Jesus está no seu barco
Hoje iremos estudar sobre duas passagens bem conhecidas e discutidas nos dias atuais. A qual vai nos refletir em duas situações a qual Jesus resolve o problema dos discípulos dentro de um barco, (Mateus 14:22-36) (Marcos 4:35-41).
Para darmos início iremos revisar e entender cada uma das palavras ditas acima.
Jesus dentro do barco (Marcos 4:35-41)
Este capítulo vai nos referir a primeira tempestade que os discípulos passaram. Jesus estava ensinando a multidão por meio de parábolas, sobre a importância do reino dos céus, e daquilo que deveriam fazer para assim chegar até lá.
Até que começou a anoitecer, e ele disse: “Vamos atravessar para o outro lado”. Outros barcos os seguiram, até que de repente se levantou uma grande tempestade, e o barco começou a ficar cheio de água.
Naquele momento de agonia se questionavam, de como seu Mestre que realizava diversos tipos de milagres, e que a poucos instantes curou enfermos e doentes, podia deixa-los perecer no meio daquela tempestade. Se perguntavam por que é que Jesus não acordava para ajuda-los (pois dormia sobre a popa do barco). Será que Ele os havia esquecido?
Então Jesus depois de ser acordado pelo desespero de seus seguidores, levantou e repreendeu o vento e disse ao mar “Aquieta-te.”
Vou dizer algo que parece engraçado, mas que digo frequentemente.
“Jesus não molda tempestade, nem demônio, ele molda você”.
Toda vez que algo vem contra você, seja o inimigo ou tempestade, saiba que Deus está permitindo isso por que está interessado em te ensinar, e não ao seu problema. Assim como vemos em (Jeremias-18), Deus estava permitindo que os inimigos de Israel viessem sobre eles não por causa dos inimigos mas por causa deles. Eles estavam sobre a mão de Deus, como um vaso na mão de um oleiro, por que precisavam aprender.
“Deus não mede esforços para ensinar aqueles que ele ama. Você está na mão do oleiro.”
Incrível né? Em um piscar de olho uma situação que parecia impossível de se resolver, agora está calma e serena, como quando saíram da praia.
Quantas vezes questionamos a Jesus se ele ainda está conosco, nos sentimos invisíveis. Parece que por mais que a nossa alma grite, ele não está ouvindo. E agora, o que devemos fazer?
Jesus vai até os discípulos(Mt. 14:22-36)
Nessa outra passagem Jesus estava na beira da praia junto com os discípulos pregando a uma multidão carente, que anteriormente havia seguido-o até ali. Até a tarde ele os curou e os ajudou naquilo que precisavam.
Mas logo seus discípulos o chamando pediu a ele que mandasse a multidão embora, pois já era tarde e não havia nada para alimentá-los.
Jesus disse que eles os alimentariam. Mas disseram que o único alimento que havia era cinco pães, e dois peixes.
Mas é claro que Jesus sabia o que havia de fazer, mas disse aquilo para ver até onde a fé deles iriam. Pois sempre que Jesus nos coloca a prova, é para testar até onde nossa fé irá, para que assim ele possa aparecer com o milagre em nossas vidas.
Jesus os ordenou
Após o milagre da multiplicação, vemos uma multidão satisfeita e saciada, não havia mais nada o que fazer ali.
Logo Jesus no versículo 22 ordenou aos discípulos que entrassem no barco.
Essa palavra ‘ordenou’ em outras traduções traz a ideia de insistência, de impor algo sobre alguém. Jesus precisou impor sua vontade sobre os discípulos, precisou ordena-los a ir até onde ele havia determinado. Em outras palavras, Jesus os impulsionou a ir.
Mas por que Jesus precisou impulsiona-los a entrar no barco?
Historiadores dizem que pela experiência, os discípulos já tinham notado os indícios de uma tempestade vindo, e por isso estavam resistindo a ordem de Jesus. Podemos concluir que a junção de tudo isso fez com que os discípulos por anseio decidissem recuar.
Mas mesmo assim eles entraram no barco e foram. De madrugada o Senhor então resolveu ir até eles, ‘andando sobre as águas’. Mas o medo e a pressão de morrer era tão grande, que eles concluíram que era um fantasma que estava vindo.
Jesus, os exortando disse: ” Não temais, sou eu.”
Impulsionado por essa palavra Pedro pede para que se fosse mesmo ele, ele o chamasse para ir até lá.
Em seguida vemos umas das senas mas incríveis dos evangelhos. ‘Pedro anda por cima das águas.’
Tudo parecia calmo, e pela lógica Pedro não teria nenhum tipo de problema até chegar a Jesus. Mas por que olhou o vento forte, teve medo e começou a afundar.
Após clamar por socorro, Jesus estendeu a mão e o pôs sobre seus pés novamente. Disse a ele que sua fé ainda era pequena e que ele não deveria ter temido.
Então entrou no barco e logo a tempestade se acalmou.
Engraçado né? O homem que andou sobre as águas foi chamado de ‘homem de pouca fé’.
Por mais que ele havia se esforçado, sua natureza humana ainda gritou alto, a ponto de impedi-lo de chegar em seu objetivo.
Vamos refletir
Sei que muita das vezes nos sentimos só na caminhada, frustados e decepicionados. “Parece até que Jesus me esqueceu”, nós dizemos. Mas Jesus diz em Isaías 49:15, que por mais que uma mãe se esqueça do seu filho que amamenta, Ele nunca esquecerá de nós.
Por mais que se achamos fortes, e que nada irá nos abalar, há momentos que nosso coração se encontra cercado, e o que podemos dizer? Vamos se culpar por isso ?
Jesus conhecia a estrutura dos seus seguidores, não conheceria ele a sua ? Na verdade é por que ele sabe até onde você aguenta, que permite que você entre em certas circunstâncias, Ele deseja te tratar de dentro pra fora.
Como podemos ver, a tempestade era como nada diante do Senhor, ele poderia acalma-la em todo momento, mas que era necessário que eles passassem por aquilo.
Respondendo a pergunta do primeiro tópico, sabe o que ele quer?
O mesmo que ele queria dos discípulos, aperfeiçoar a sua fé (Marcos 4:40).
Ele pergunta: “Por que tanto medo meu filho(a), ainda não tendes fé? Por mais que você não entenda hoje, eu estou te estruturando para aquilo que a de vir, prefiro te ferir hoje do que não te ter mais por perto amanhã. Conheço a sua estrutura, e ela não vai se abalar pois sou eu que te sustenta, Sou o pão da vida, a água no deserto. Tudo que você precisar, Eu sou, então não há por que temer, volte a sonhar pois estou vindo aí, por cima das águas, e te mostrarei quão fraco e pequeno você é sem mim. Só assim você saberá que te amo, e quero o teu bem. Não desista meu filho (a), logo logo a calmaria estará aí, e tudo voltará ao normal, e você entenderá o que fiz, e por que.”
A paz do Senhor Jesus meus irmãos, se você gostou da palavra, compartilhe para alguém próximo a você, e abençoe a vida dessa pessoa também, para ficar por dentro de novos posts segue (higor_oliveira89) Deus abençoe.
Confira o último post:https://bibleweb.com.br/amor-ao-proximo-como-jesus-fez/
Percebemos que nos dia atuais estamos num barco há meios tempestades fortes e devoradoras porém muitos nem percebe que Jesus Cristo está alí ao seu lado ajudando a atravessar!!! Porque vivemos em mundo onde todos estão numa correria danada más Jesus Cristo nunca nos abandona
Amém