Moisés era gago?

Moisés era gago?

  Todos nós já ouvimos falar que Moisés era gago. Normalmente no contexto da  passagem na qual Deus se encontra com ele, e lhe ordena a falar ao Faraó o que ele lhe dissesse.

  E Moisés em sua pequenez diz: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! ( Êxodo 4:10 ) NVI.

  Muitos dizem e usam esse texto para dizer que Moisés era de fato gago e não conseguia falar bem. Mas será que isso é realmente o quer ele quis dizer? Isso é o que veremos no post de hoje.

  Espero que tenha uma boa leitura!

Contexto (Êxodo 4-10)

  Antes de iniciarmos aquilo que o nosso tema propõe, vamos estudar um pouco sobre o que aconteceu na vida de Moisés até o versículo a qual iremos estudar hoje.

  Êxodo 2 irá nos contar sobre o nascimento de Moisés, que tinha por país dois descendentes da tribo de Levi.

  Naquela época havou um decreto dado pelo Faraó, que toda criança que nascesse e tivesse o sexo masculino deveria ser morta.

  Por isso Joquebede, sua mãe, o guardou por 3 meses, até que não pode mais. Então decidiu fazer um cesto e colocar o menino sobre o rio.

  Porém Deus tinha um plano maior, e fez com que a filha de Faraó o visse e o adotasse.

  Ele viveu por um tempo no meio dos hebreus, mas depois foi levado até o Palácio, e lá aprendeu todo tipo de sabedoria egípcia e seus costumes.

  Certo dia ele avistou um egípcio agredindo um hebreu, e se enfureceu com isso, por isso o matou (Êxodo 2:11). Mas logo que seu esse ato foi descoberto por Faraó, o rei tentou matá-lo, mas ele fugiu para terra de Midiã. Moisés tinha 40 anos quando saiu do Egito.

  Nessa terra Moisés recebe Zípora, que era filha de Jetro como sua esposa, e ela lhe concebe filhos. 

  Ele esteve ali por 40 anos, até que Deus em Êxodo 3:2 aparece a ele numa sarça em chamas enquanto pastoreava em Horebe. O Senhor diz que estava ouvindo o clamor do sofrimento do seu povo na terra do Egito, e que por isso levantaria Moisés como seu líder para que guiasse o povo na retirada do Egito. E é aí que entramos no tema.

Moisés disse que era gago?

  Após a ordem de Deus a Moisés, ele teve medo, e logo disse ao Senhor:

“Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. ACF

  Perceba que ele usa três expressões. A primeira delas é “Eloquente”, que em hebraico se diz ‘DABAR’, que significa: Discurso, palavra , fala, declaração, etc.

  Se colocando na posição que o Senhor estava pedindo a Moisés, ele tinha que ser como um líder ao povo, tinha que declarar as palavras que Deus lhe dissesse. Ele teria que discursar diante deles. Então aqui provavelmente nos informa sobre uma dificuldade em sua oratória, e um empecilho ao se expressar.

  A próxima expressão que foi usada por ele foi: “pesado de boca”. Em hebraico ‘KABED’, quer dizer: Pesado, grande, abundante. E boca se diz “PEH”.

  Usando essa expressão, muitos dizem que de fato Moisés era gago. Mas na verdade essa palavra é um tanto quanto difícil de se entender. Ela pode significar diversas coisas como: Uma falta de potência na voz, ou até mesmo uma dificuldade de se comunicar com fluência. Mas nada indica que Moisés de fato era gago.

  Podemos talvez até entender o que historiadores dizem: Que o que realmente essa expressão quer dizer é, que pelo tempo que Moisés tinha ficado fora do Egito (40 anos), ele teria dificuldade de se expressar ao Faraó de forma fluente, e por isso não queria ir. Pois ao povo ele conseguia falar, mas quando ia ao Faraó, Arão (seu irmão) falava por ele o que Deus o havia ordenado.

  E por último, a expressão que ele usa é: “pesado de língua.” A palavra pesado já vimos o seu significado acima, já ‘língua’ em hebraico se diz: ‘LASHOWN’, que significa língua, linguagem.

  Essa expressão é como a segunda, e aqui Moisés está dizendo sobre uma dificuldade de linguagem, de se expressar, dizendo que não era capaz de comunicar o que Deus queria que ele falasse.

Possibilidades

  Há diversas possibilidades que podemos pensar sobre essa dificuldade de Moisés, porém não podemos afirmar que de fato ele era gago. Vejamos aqui algumas possibilidades para esse problema:

  1. Moisés não tinha potência vocal.
  2. Moisés tinha alguma dificuldade intelectual de formar palavras e se expressar de forma ágil.
  3.  A falta de fluência na língua egípcia pelo tempo distante.
  4.   Um menosprezo a si mesmo.
Conclusão

  Pudemos ver aqui hoje sobre aquilo que Moisés deu a Deus como um empecilho para o seu ministério. Ele não queria ir porque se achava incapaz de fazer aquilo que Deus queria que ele fizesse, fosse isso psicológico, físico ou sentimental o que importa é a resposta que Deus deu a ele.

  “Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?”

  O que o Senhor estava querendo dizer a ele era que, por maior que fosse o empecilho ele poderia fazer como fez com Sara, que mesmo sendo estéril e avançada de idade, ainda deu a luz a um filho (Gênesis 18:10).

  Isso nos traz uma lição de vida: “Será que estamos colocando empecilhos para aquilo que o Senhor já nos ordenou que fizéssemos? O seu problema é tão grande assim que o Senhor não pode resolver?

  O sangue derramado na cruz já é o suficiente para que possamos seguir em frente, Jesus foi até o fim por nós, então por que recuar agora? Mas como Ele disse a Josué (Josué 1:9), sejamos fortes e corajosos para fazer aquilo que ele nos ordenou. A obra precisa de pessoas corajosas e dispostas a fazer aquilo que o Senhor lhes pedir (Juízes 6:11-17).

  Se você gostou do conteúdo não esqueça de compartilhar, te espero até a próxima.

Veja o último post: Quem foi o rei Davi?

1 comentário em “Moisés era gago?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima