Quem foi o Rei Davi?

Quem foi o Rei Davi?

Quem foi o Rei Davi?

  Neste post de hoje iremos falar de um personagem super importante na história de Israel, “Davi”. Um rei que foi muito famoso em sua época, e que fez parte da genealogia de Jesus. Sua história foi tão marcante que seu nome repercute até os dias de hoje por todo o mundo.

  Apesar de tudo isso, sua história não começou dessa maneira. Ele teve que passar diversas afrontas e humilhações, até mesmo dentro de sua própria casa, para chegar a seu destino final. E é o que veremos no dia de hoje. Boa leitura.

A história de Davi

  A primeira aparição de Davi na bíblia se encontra em (1Samuel 16), ele morava em Belém de Judá, e era responsável por pastorear as ovelhas de seu pai, enquanto três dos seus sete irmãos eram homens de batalha. Reconhecido por ainda ser um menino jovem e ruivo, Davi era desprezado e rejeitado por sua família, no entanto, permanecia fiel e justo perante os olhos do Senhor. 

Davi é ungido a rei

  Naquela época Deus rejeitou Saul como rei de Israel, e tinha dito a Samuel que não era para ter mais pena dele, pois o ‘homem segundo o seu coração’ já tinha sido escolhido para sentar no trono.

  Então Samuel (sacerdote e juiz) pela ordem de Deus foi a Belém de Judá sacrificar, e convidou a casa de Jessé (pai de Davi) para ir junto, pois seria ali que o Senhor ungiria o novo rei de Israel.

  Logo que chegou viu um dos irmãos de Davi por nome de Eliabe e disse: “Certamente está perante o Senhor o seu ungido.” Só que o Senhor o corrige dizendo: ” Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado. Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

  E assim, os setes filhos de Jessé passaram perante Samuel, mas nenhum deles era aquele que o Senhor havia escolhido. Vendo Samuel que todos os filhos de Jésse já haviam passado perante ele perguntou: “Acabaram todos os seus filhos?” E Jessé repondeu: “Ainda falta o mais novo, que está apascentando as ovelhas.”

  Perceba que Davi não estava parado, nem relaxando em sua preguiça, mas estava aonde o Senhor o tinha posto ‘trabalhando.’

  Não espere que o Senhor virá na sua vida, se na posição que ele te deixou você está prostado. Deus não trabalha com preguiçoso (Provérbios 6:6-11), nem com desocupado, se você quer uma coisa de Deus busque-a e você ira encontrar.

“Faça a sua parte, e o Senhor fará a dele”

   Após ouvir onde o menino se encontrava Samuel disse a Jessé, e a toda a sua casa: “Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.” 

“Não se desespere, não tenha pressa para sentar a mesa, pois o Senhor se encarrega de que ninguém sente até que você chegue. Ele não vai te esquecer no curral, não chore com esse choro de amargura achando que foi esquecido. Pois o Senhor está fazendo todos esperarem por você, e nenhum deles ira comer até que o Senhor primeiro o honre com sua presença.”

  Por fim, Davi chega, e após Deus confirmar a Samuel que era ele, ele o ungiu e o elegeu rei de Israel.

  Talvez você possa pensar: “Nossa que legal, Samuel o ungiu como rei de uma nação, o que poderia ter de difícil nisso!?” Mas não é bem assim que as coisas são. Na verdade, as pessoas costumam criar histórias tão fictícias e irrealistas, que as vezes acabamos confundindo como é realmente a caminhada com Deus. Mas veremos como realmente ela é no decorrer da história desse servo de Deus.

O gigante Golias

Davi e o gigante Golias

  Após certo tempo após a profecia, nada havia mudado, mas Deus já tinha começado a trabalhar em seu plano para cumprir a sua promessa.

  O Senhor enviou sobre Saul um espírito maligno que o atormentava. Mas pelo conselho dos seus servos ele chamou Davi para que tocasse harpa para o alívio do seu espírito. E toda vez que o Espírito vinha sobre Saul, Davi tocava, e ele o deixava. Assim ele cresceu e ficou permanentemente no palácio do rei, como seu escudeiro.

  Depois de certo tempo os Filisteus vieram a Socó de Judá para atacar Jerusalém. Logo os israelitas acamparam entre um lado do vale de Elá, e os Filisteus do outro.

  E ali um guerreiro chamado Golias de aproximadamente 2,90 metros, vinha todos os dias durante quarenta dias no meio do vale e fazia um desafio. Ele dizia que não era preciso que os exércitos lutassem, mas que apenas ele e outro homem do exército Israelita lutassem, e que aquele que vencesse o povo oponente seria seu escravo.

  Como o povo estava vivendo um grande esfriamento espiritual (pois os filisteus tomaram a arca da aliança), eles temeram o filisteu, e nada respondia durante esses quarenta dias. Mas como eu havia dito que a chamada de Deus não é nada fácil.

  Deus já tinha preparada um plano contra o filisteu pelo seu servo Davi, que pela ordem de seu pai foi até o campo de batalha para entregar o alimento a seus irmãos.

  E quando chegou lá, enquanto falava com os seus irmãos, ele ouviu o que Golias disse e se indignou dizendo: “Quem é esse incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?”

  Logo em seguida, ele se propôs a lutar contra o filisteu, mas Saul disse que isso não seria bom, pois o filisteu já era homem de guerra desde sua mocidade, mas Davi não tinha experiência em batalha. 

Mas ele lhe contou sobre como no pasto, enquanto cuidava das ovelhas, vinham o leão e o urso e as atacavam, e ele os pegavam e os matavam. E reforça que se o Senhor foi com ele contra o leão e o urso, também seria contra o filisteu.

  Isso nos mostra algo, quantas vezes em nossas batalhas Deus não foi conosco? Com certeza você deve lembrar de guerras passadas, a qual você não tinha escapatória, o seu inimigo até disse que seria o seu fim, mas Deus lhe deu forças para lutar e você passou. E Deus te pergunta por que você ainda continua temendo como o povo no deserto, que mesmo depois de ver Deus fazendo grandes maravilhas e os tirando do Egito duvidavam. Deus diz para você descansar, pois Ele não dorme, e não deixará que seu inimigo prospere contra você. Descanse!

  Em seguida Saul lhe deu sua armadura. Mas como o que não é seu não cabe em você, Davi não se encaixou bem na armadura de Saul, mas pegou cinco pedras em um rio, e com uma funda, foi desafiar o gigante.

  Porém, sua aparência não era de alguém forte e trinado, por isso o gigante o rejeitou. Mas mesmo com pequenas chances aos olhos dos homens, Davi já havia tido experiência com Deus. E ele sabia que aquele seria só mais um que o Deus dos exércitos entregaria em sua mão.

Quando o Filisteu avançou em sua direção, Davi rapidamente pegou sua funda, e com uma pedra, lançou em direção a sua testa, e o gigante caiu com o rosto no chão. Ele rapidamente pegou a própria arma do seu oponente e cortou sua cabeça. 

  Naquele dia o Senhor deu a vitória ao seu povo. E sobre todo o caminho se achavam corpos dos filisteus, pois os israelitas os perseguiram e os mataram.

Saul persegue Davi

  Depois desse acontecimento o rei pôs Davi como chefe de homens, e o Senhor era com ele, e em todas a suas guerras ele obtinha a vitória. Depois de o rei sugerir lhe dar sua filha Mical como sua esposa, pediu aos seus servos que falassem a Davi que o rei desejava cem prepúcios de filisteu, porém Davi saiu, e lhe trouxe duzentos. E cada dia que passava Saul tinha inveja e medo de Davi, pois via que o Senhor era com ele, e por diversas vezes tentava o matar. Mas como Jônatas (filho de Saul) era muito amigo de Davi, ele o avisou, porém depois de um tempo Saul começo a persegui-lo para poder mata-lo, mas ele continuamente fugia da sua face.

  Saul esteve o perseguindo por muito tempo, até que ele decidiu ir para terra dos filisteus, para que Saul não o perseguisse mais, e habitou na terra de Quis em Gate.

  Por muito tempo esteve ali, e era aos olhos do rei um ótimo guerreiro, pois toda vez que ia lutar, dizia que iria enfrentar os inimigos do rei, mas ao invés disso, ele matava os povos que habitavam no Egito. E o rei confiava em Davi, pois pensava que por conta de ter “matado” muitos de Judá, o seu povo o odiava. 

Saul morre

  Certo dia houve guerra entre Israel e os Filisteus, e Aquis (rei dos filisteus) colocou Davi como sua guarda pessoal na batalha. Mas quando chegou ao campo de batalha, os comandantes não o aceitaram, pois pensavam que ele podia traí-los. Então o rei mandou que Davi voltasse, e nessa guerra ele não esteve presente.

  A batalha cada vez ficava mais intensa, e muitos israelitas morreram. Até que no monte Gilboa Saul foi gravemente ferido (2Samuel 1), e pediu que seu escudeiro o matasse, para que não morresse pelas mãos dos filisteus.

  Mas ele estava apavorado e não quis fazer. Então o rei se jogou em cima de sua espada, mas mesmo assim não morreu.

  Até que um amalequita chegou onde ele estava, e pediu que o matasse, e assim Saul e todos os seus filhos morreram no mesmo dia.

O pecado de Davi

  Depois da morte de Saul, Davi pela ordem de Deus foi reinar em Hebrom, e os homens de Judá o ungiram como rei. E por sete anos e meio reinou sobre Hebrom.

  Houve muitas guerras contra os soldados de Davi e os soldados do filho de Saul que estava reinando em Israel. Por conta disso, uma ora o rei de Israel foi morto, e Davi foi ungido a rei de Israel, e reinou trinta e três anos.

  Ele foi um bom rei, e o Senhor era com ele em tudo, e havia lhe dado descanso de seus inimigos.

Urias e sua mulher

  Em (2Samuel 11) Joabe e os soldados de Davi foram para guerra, mas ele não foi e ficou em seu Palácio.

  Logo quando acordou avistou uma mulher bela se lavando e mandou perguntar quem era. Seus servos lhe disseram que era Bate-Seba, mulher de Urias (seu soldado).

  Ele então mandou chamá-la, e teve relações com ela.

  Passou-se certo tempo e o seu pecado continuou escondido, até que descobriu que ela estava grávida. Então mandou chamar Urias da batalha, e tentou fazer de tudo para que ele fosse para casa e dormisse com sua esposa, mas ele não foi, pois era um homem justo.

  Então mandou que ele voltasse e entregasse uma carta a Joabe, ordenando que ele colocasse Urias na linha de frente, e que se retirasse, e deixasse que ele fosse morto.

  Assim Joabe fez, e Urias foi morto na linha de frente da batalha. Em seguida sua mulher soube, e lamentou sua morte. Porém Davi mandou trazê-la, e a tomou como esposa, e ela lhe deu esse filho, mas isso não agradou aos olhos do Senhor.

  No capítulo 12 o Senhor ordenou que o profeta Natan fosse falar com Davi, e ele por meio de uma parábola o contou sobre seu pecado. 

  Davi se arrependeu em seguida, mas aquilo que ele fez não dava mais para voltar atrás. Deus disse que o puniria, fazendo com que suas mulheres fossem abusadas a luz do dia (2Samuel 13), e que traria morte sobre sua casa. E que também o fruto do seu pecado morreria assim que nascesse.

A casa de Davi

As consequências do seu pecado logo veio, o filho que teve com Bate-Seba morreu. E mesmo que Davi jejuou por 3 dias pelo bebê, Deus ainda assim permitiu sua morte.

  E daquele dia em diante Davi quase não teve mais descanso. Seu filho Amnon abusou de sua irmã Tamar. Seu filho Absalão pela ira, mata Amnon, e logo após um tempo tenta tomar o reino de Davi. Mas depois de fugir por alguns dias, seu filho foi morto nas mãos de Joabe. 

  Davi chegou em sua velhice, e como Deus disse, seu filho Salomão foi quem herdou o trono, mas até nisso a tribulação veio.

  E Davi morreu aos setenta anos, e aconselhou seu filho Salomão a andar nos caminhos do Senhor. E aqui terminou sua história.

O que aprendemos

  Davi foi responsável por diversas coisas boas, como trazer a arca da aliança de volta a Jerusalém(2Samuel 6). Mas como vimos, isso não foi capaz de apagar o seu pecado, pois é como Tiago disse (Tiago 2:10-13), se você peca contra uma só lei de Deus, você é culpado de ter quebrado ela inteira.

  Temos que estar atentos ao que fazemos, por que certamente terá uma consequência. Cabe a nós refletirmos agora e ver se realmente temos andado no caminhos santo do Senhor.

  Mesmo pecando Deus ainda mostrou sua infinita misericórdia, quando Davi se arrependeu (Salmos 51). Isso nos mostra como Deus já sabe o nosso pecado muito antes de nós o cometemos, e que ele está disposto a nos curar e fazer de novo em nossas vidas. Não importa quão longe nós fomos, ele sempre estará ali de braços abertos a nos esperar.

  Creio que essa palavra será, e foi como um balsamo para vidas que achavam que estavam esquecidas. Mas eu quero dizer que não está, pois ai, ai mesmo onde você está, o seu Amigo está com você, não vai te deixar. Como ele foi com os discípulos no barco quando se sentiram desesperados e sozinhos, ele é com você.

  “Não temas filho meu, pois hoje te envio a provisão que tanto esperou, durma em paz!” diz o Senhor.

Veja o último post: Quem foi José (filho de Jacó)?

1 comentário em “Quem foi o Rei Davi?”

  1. Que benção de Deus é poder ler e relembrar sobre os antigos servos de Deus! Suas vidas nos levam à reflexão de como nossas vidas estão diante da vontade do Senhor.
    Que Deus continue abençoando e prosperando esta página e seu idealizadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima