A salvação em Jesus
Hoje iremos falar sobre esse maravilhoso dom que o Senhor, por sua maravilhosa graça nos entregou. “A salvação” que só encontramos em seu filho Jesus.
Iremos aprender e nos aprofundar para entender sobre como Deus nos deu ela, e do papel que devemos ter para recebe-la inteiramente em nosso coração, e viver uma vida de acordo com a palavra de Deus. e os textos que iremos usar como referências se encontram em (Efésios 2:8).
Salvação pela fé (Efésios 2:8)
Vamos começar falando desse livro, a qual Paulo escreveu a igreja de Éfeso, para ensina-los sobre assuntos espirituais, morais e éticos.
Mas iremos focar especificamente no capítulo 2, que o apóstolo decide ensina-los sobre a salvação por meio da fé na morte de Jesus.
Ele começa lhes dizendo como viviam mortos e sem esperança antes de encontrar Jesus. Paulo diz isso aos judeos e não judeos como um todo, dizendo que por causa de seus pecados, viviam mortos, e não havia ninguém que os pudesse salvar da ira de Deus. Mas que Jesus com sua morte, havia quebrado essa barreira e fez uma ponte entre todos os homens e Deus.
Romanos 3:21-31
O mesmo acontece em Romanos 3, onde Paulo estava ensinando sobre a salvação e a lei. Ele mostra que a salvação não vem pela lei, mas sim pela fé que temos em Jesus, e que através delas somos justificados diante de Deus.
A Salvação em Jesus é pelas Obras? (Tiago 2)
Já em Tiago capítulo 2 o autor do livro nos mostra como alguém não é salvo somente pela fé mas pelas obras.
Mas por que então Paulo, como lemos em Romanos 3:28, diz que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei?
Esse assunto é tão polêmico que Lutero, o grande reformador, chegou a recusar a epistola de Tiago, chamando-a de “Epístola de palha”.
Mas o que vemos não é uma contradição, e sim uma falta de entendimento pelo contexto que se passa cada passagem.
Tendo como fonte o livro “Perguntas difíceis de responder” de Elias Soares, o autor nos explica que Paulo estava em um contexto ao qual estava mostrando aos romanos uma visão do pecador diante de Deus. Dizendo que o homem não pode obter favor de Deus pelos seus próprios méritos. Logo não seria por suas obras que Deus o aceitaria, mas sim pela fé que teve diante dEle.
E Tiago nos mostra uma visão segundo a vista dos homens. Dizendo que adiantaria alguém dizer que tem fé e não tiver obras. Ele nos mostra duas situações, a qual uma pessoa se encontra nu, e com o mantimento em falta, e questiona se simplesmente dizer ” Ide em paz, se aqueça e se farte” adiantaria de algo.
O que essa pessoa precisa é de uma ação e não de falas, mesmo que as palavras sejam boas. Se ela não receber algum alimento ou roupa como poderia suprir suas necessidades?
Para resumir esse tópico
“Nossas obras não podem comprar a Deus, mas se dizemos que temos fé e não produzimos obras, essa fé é tão morta quanto nossa ação”.
O significado da cruz
Não poderíamos falar sobre salvação sem se referir a cruz que Jesus por amor a nós carregou.
A cruz na época de Jesus era uma punição dada pelos romanos pelos piores crimes cometidos por alguém, refletindo também em maldição sobre a pessoa crucificada.
Fazendo com que ela tivesse sua nudez exposta, enquanto seus pés e mãos eram pregados nas pontas de duas madeiras cruzadas, ou amarrados. E assim, com o peso de suas pernas, a sua musculatura abdominal era pressionada até que se cansava, e tornava-se incapaz de manter a respiração, fazendo a pessoa morrer por asfixia.
E foi sobre essa cruz que Deus, por amor a nós, pregou seu filho Amado.
Mas por que Deus escolheu a cruz como pagamento por nossos pecados ?
As Escrituras nos diz sobre a morte, como salário do pecado. Basicamente isso nos dá a entender que o pecado é algum tipo de “senhor” a qual nos contrata com alguma proposta atrativa para um trabalho, e que no final nos paga um salário.
Mas nós sabemos que tudo isso não passa de uma proposta mentirosa, por que um trabalhador pode a qualquer momento se demitir do seu trabalho, mas, na verdade o que acontece é que o pecado nos dá a ilusão que ainda temos o controle, e nós dizemos: “Quando eu quiser parar, eu consigo”.
Só que quando menos percebemos, nós estamos escravo daquilo que achávamos que tínhamos controle, e não conseguimos mais sair desse contrato, pois não existia ‘demissão’ nas letras miúdas do contrato. E logo logo nosso salário chegará, então caímos em si e percebemos onde nos metemos.
Mas o que podemos fazer agora?
Como qualquer contrato, nós não podemos quebra-lo sem ter que pagar uma ‘multa’ por isso. No entanto, como um escravo que esta refém de um senhor mal conseguirá pagar por isso? E assim esse escravo se vê preso, culpado por não ter lido o contrato por inteiro, mas só ter visto as partes boa e atrativas.
Mas Deus em sua onisciência sabia que o preço era grande demais para podermos pagar, e por isso enviou a nós o fiador que por preço de morte, quitou a nossa dívida e nos libertou da escravidão do Pecado.
Ele nos deu a liberdade de novo, e pagou por algo que nem mesmo era responsável, tamanha graça nos alcançou, como de um pai que vendo seu filho perecendo, entregou a si mesmo para que ele fosse liberto.
Vamos refletir
Ok, depois de tudo isso, como então podemos receber essa salvação e ser libertos da escravidão do Pecado?
Como eu disse lá em cima, a salvação vem pela graça, não precisamos fazer nada além de crer e recebê-la, pois como diz em (Hebreus 11:6) “… porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”, esse é uns dos fatores principais de todo aquele que deseja se aproximar de Deus e receber de sua maravilhosa graça.
E ele estará certamente de braços abertos para te receber, mesmo que a vergonha e a culpa te dizem que não. Ele já sabia do seu pecado antes mesmos de você nascer, por isso já tinha pago tudo mesmo antes de você saber.
Mas lembrando que a fé em Jesus produzirá boa obras em seu coração. Não existe crê verdadeiramente em Jesus, é ainda assim ser escravo do pecado, pois ele já nos deu a libertação em seu sangue.
Ele diz para que você se acalme e descanse em sua salvação, pois o que ele te preparado para ti não é dessa terra, se limpe mais se estás limpo, porque certamente como o dia vem, ele virá entre as nuvens para buscar a sua noiva temida e lavada em seu sangue. DEUS ABENÇOE
Segue (higor_oliveira89) para ser saber quando lançar um novo post aqui.
Veja o último
Disse-lhe Jesus: Eu vim para que tidos tenham vida é que todos tenham vida plenamente!!!! Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos Homens de boa vontade!!!